A biblioteca escolar esteve com particular animação e frequência de alunos no dia do nosso agrupamento, dinamizando atividades próprias ou colaborando com outras dentro e fora de portas.
A equipa da biblioteca apresentou uma sessão de contos logo na abertura das atividades, dinamizada pela docente Carla Moreira, com enfoque nas emoções e nos valores, baseada na história “O lobo que aprendeu a lidar com os sentimentos” de Orianne Lallemand. A atividade conduziu os alunos, no seu final, a uma reflexão sobre a obra e o seu significado, na forma simples e criativa de abordar os sentimentos e emoções. A atividade conclui-se com a afixação, num ilustrado painel de lobos, com as palavras referentes aos sentimentos e valores que a história lhes transmitiu.
Ainda com foco nos valores, a docente Clementina Silva dinamizou uma outra atividade de leitura, com a obra de João Pedro Mésseder, “O aquário”, uma história sobre a diferença e aceitação, mas debaixo de água. O preconceito foi esmagado no final da história pelo espírito da entreajuda, do reconhecimento das diferenças, da confraternização e da amizade. Os alunos foram chamados a participar, através de palavras associadas aos valores e crise de valores, a identificar/diferenciar ambos, afixando essas palavras num painel.
A equipa da biblioteca apoiou ainda a educativa e divertida atividade promovida pelo grupo de História e Geografia de Portugal, intitulada “Tômbola do saber”, proporcionada igualmente aos alunos do 4º ano de escolaridade do agrupamento.